06/06/2011 - 08h33
ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO
A Polícia Civil de São Paulo realiza desde as 6h desta segunda-feira a continuação da chamada Operação Cleptomania, que visa combater um esquema de corrupção na arrecadação de tributos na administração pública de Taboão da Serra, na Grande São Paulo. Por ordem da juíza Flávia Castellar Olivério, de Taboão da Serra, serão cumpridos 15 mandados de prisão temporária (por cinco dias) e 54 mandados de busca e apreensão na capital, Grande São Paulo e em cidades do interior. Entre as pessoas que tiveram a prisão decretada estão três secretários municipais.
Segundo a Delegacia Seccional de Taboão da Serra, o rombo causado pela fraude atribuída aos acusados ultrapassa os R$ 10 milhões. A quadrilha cobrava 30% do que era devido de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para sumir com o valor integral da dívida, diz a polícia. As modificações eram feitas com duas senhas --uma pertence a uma funcionária aposentada que vive no interior e a outra está em nome de uma pessoa que não tem registros na prefeitura.
Os três secretários de Taboão que tiveram a prisão decretada são Luiz Antonio de Lima (Administração), Antonio Roberto Valadão (Finanças) e Maruzan Corado Oliveira (Planejamento). Também há ordem para prender Edgard Santos Damiani, um assessor especial da Prefeitura de Taboão e ex-secretário de Desenvolvimento da cidade.
O delegado Youssef Abou Chahin, chefe do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo), a central da Polícia Civil para 38 municípios da Grande São Paulo (menos a capital), montou uma operação com 216 policiais civis, divididos em 108 carros, para cumprir as ordens de prisões e de buscas e apreensões.
Um dos alvos dessa segunda fase da operação é o vereador Natalino José Soares, 59, conhecido como Natal, do PP. Ele é o quarto dos 13 vereadores que formam a Câmara Municipal de Taboão da Serra acusados pela Polícia Civil e Promotoria de participar do esquema para fraudar os cofres públicos da cidade. Marcelo Marciliano Soares, assessor do vereador Soares, também é procurado pela polícia na manhã de hoje.
No dia 4 de maio, outros três vereadores foram presos na primeira parte da operação. São eles: Carlos Alberto Aparecido de Andrade, 47, do PV, Arnaldo Clemente dos Santos, 43, o Arnaldinho, do PSB, e José Luiz Eloi, 47, do PMDB. Todos eles formam a base política do prefeito de Taboão, prefeito Evilasio Cavalcante de Farias (PSB). Os três vereadores foram presos pela Polícia Civil durante sessão na Câmara Municipal de Taboão da Serra, cidade com 244 mil habitantes. Eles negam os crimes.
Na operação de hoje, a Polícia Civil também busca a advogada Claudia Pereira dos Santos, mulher do vereador Andrade e irmã do geógrafo Claudinei Pereira dos Santos, atual secretário de transportes de Taboão da Serra e que é investigado sob suspeita de operar um esquema dentro da prefeitura da cidade para burlar o sistema de arrecadação de tributos com multas de trânsito. O secretário de transportes Santos nega as acusações feitas contra ele.
Marcelo Pereira Cavalo, 31, Rafael da Silva, 27, conhecido como Rafinha, e Acileide Franca da Cruz, 40, conhecida como Leda, ainda são procurados pela polícia. Os três tiveram a prisão preventiva decretada na primeira fase da investigação. Além dos políticos, foram presos na primeira fase da operação Milton Andrade, irmão do vereador Andrade, Turíbio Antonio de Castilho Júnior, 56, Bruno Camargo Bolfarini, 27, e Celso Santos de Vasconcelos, 36, que trabalhou na prefeitura e é apontado como agenciador de devedores do IPTU. Todos também negam qualquer tipo de crime.
A investigação começou em março, quando o auxiliar administrativo Márcio Renato Carra, 32, foi preso na Prefeitura de Taboão ao dar baixa em três carnês de IPTU que, ao todo, somavam dívida de cerca de R$ 65 mil. Carra foi preso em flagrante.
A reportagem ainda não conseguiu contato com representantes dos acusados.
3 comentários:
se o eliel ler essa matéria será q ele vai ficar com vergonha? acho q ñ pq ele ñ conhece o q é vergonha kkkkkkkkkkkkkkkkk a justiça tem q fazer uma visita de cortesia em nc para os prefeitos e vereadores da uma caçada da hora kkkkkkkkkkkkkkkk
fala para o eliel e seus cupixas assistir o jornal hoje vai passar os amiguinhos deles indo pra cadeia que veregonhaaaaaaaaaaaa kkkkkkkkkk
e ai eliel ñ ta com medo de ser preso igual o prefeito de taubaté vc o lucas eo japão deve ta com o curação na mão kkkkkkkkkkkkk olha o povo tem q denunciar mesmos pessoas q usa o dinheiro publico em passeios, casas,carros e ainda qdo essa pessoa nunca teve isso como vc né elielzinho kkkkkkkkkkkkkk
Postar um comentário