Comente agora. A TV Tem começa a exibir nesta segunda-feira (13) uma série especial sobre as Eleições 2012. As reportagens vão mostrar as atribuições de um prefeito, dos vereadores e falar sobre a importância do voto, além de mostrar como o eleitor pode participar ativamente da vida da cidade.
Em outubro deste ano, 140 milhões de eleitores vão às urnas em todo país para eleger 5.578 prefeitos. De acordo com o cientista político, José Álvaro Moisés, administrar uma cidade é o principal papel do chefe do executivo. Mas para fazer isso é preciso colocar no papel todas as despesas; diz ele.
Outro passo muito importante é identificar onde estão os problemas, que podem estar relacionados à saúde, educação, economia, cultura, entre outros, para investir o dinheiro que o município arrecada com os impostos.
Por exemplo, investir na educação básica é dever do prefeito. Oferecer creches pras crianças, investir na alfabetização e nos primeiros anos de escola. Os cuidados com a saúde dos moradores também devem ser prioridade.
Ainda segundo José, quem administra o município tem que deixar estradas vicinais em condições de uso, se preocupar com a mobilidade urbana, com o transporte público e até com o fornecimento de água tratada e a coleta de lixo.
Além de tudo isso, deve promover o lazer com a construção de praças e parques. O prefeito pode e deve também contribuir para reduzir os índices de criminalidade. Uma das medidas é deixar as ruas mais iluminadas.
Todos os cidadãos têm o direito e o dever de fiscalizar esse trabalho. Nas últimas eleições, em 2008, 5.563 prefeitos foram eleitos em todo país e 210 foram cassados. O levantamento é da Confederação Nacional dos Municípios. Os dados mostram que 77 prefeitos foram cassados por improbidade administrativa, ou seja, violaram a lei usando dinheiro público em beneficio próprio, abusaram do poder e da confiança do eleitor.
Em 48 casos foram realizadas cassações por problemas com a legislação eleitoral, principalmente com a compra de votos. Já 37 prefeitos perderam o mandato por infrações político administrativas. Outros 10 perderam o mandato por crime de responsabilidade. Seis por crime comum e 30 não foram informados pela Confederação.
Para evitar que esses políticos voltem ao poder, já está valendo a lei da ficha limpa. A ficha limpa proíbe a candidatura de quem tenha sido condenado por abuso do poder político e econômico e por crimes como tráfico de drogas, racismo, e sequestro, entre outros.
Em vigor nas eleições deste ano, uma série de áreas da administração pública brasileira começou a adotar a exigência de que funcionário público na justiça, no legislativo e nos hospitais tem que ter a ficha limpa para manter o cargo e serem admitidos.
Mas dias antes do fim do prazo para o registro das candidaturas, o TSE - Tribunal Superior Eleitoral - decidiu aceitar a inscrição de quem não teve as contas de campanha aprovadas em eleições passadas. Cabe a cada um dos eleitores a decisão de quem terá a autorização para governar a nossa cidade.
5 comentários:
Fique esperto minha gente a lais e o eliel tao mais sujo que pao de galinheiro seu voto pode ser anulado se vc votar neles ,nao é mentira ficha limpa ta rondando por ai a lais vai fazer campanha mas na hora que vc votar vai aparecer a foto de outra pessoa fique esperto e pra prefeito ainda podera sair um rey do gado e vc a dona do bairro do alegre fique atento kkkkkkkkkkkkkkk
DR: alex ñ de ouvidos pra essa corja do 14 vc é e sempre será um bom médico em nosso municipio se ñ fosse vc o povo ja teria morrido eles fazem isso por inveja porque sabem q vc é querido aqui e nos bairros se vc fazia uma visita faça mais agora mostre pra essses incompentes q vc pode ! apoiamos vc e todos os 45 kkkkkkkkkkkkkkk é 45 e ninguem bote o bico ! somos muitos eleitores na familia somos 45 com honra na eleição passada fomos 14 agora é 45 com orgulho!
laisa sua velha safada vem pedir voto aqui em casa to te esperando pilantra
ENTÃO É ASSIM QUE TEMOS O PAR?
SÓ SE FOR NO RAIO QUE O PAR_ta
Assistência Técnica do MEC ao Município Nova Campina.
1. Gestão Educacional
Capacitar 2 servidor(es) da SME na metodologia de planejamento da escola pelo Programa PDE Escola - Plano de Desenvolvimento da Escola.
Capacitar 5 servidor(es) da SME, para formação de conselheiros escolares, pelo Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares.
Capacitar 4 conselheiro(s), para formação dos demais conselheiros municipais, pelo Pró-Conselho - Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros Municipais de Educação.
Disponibilizar 1 kit(s) de material para capacitação da equipe da secretaria municipal de educação para o desenvolvimento de ações voltadas para a diversidade e os direitos humanos, pela SECAD - Direitos Humanos.
Disponibilizar recursos financeiros para 3 unidade(s) escolar(es), para aplicação em projetos decorrentes do PDE Escola - Plano de Desenvolvimento da Escola.
2. Formação de Professores e de Profissionais de Serviços e Apoio Escolar
Capacitar 100 professor(es) cursista(s) em História e Cultura Afro-brasileira e Africana, pela SECAD - Formação para Diversidade - Educação das Relações Étnico-raciais.
Disponibilizar 1 kit(s) de material para capacitação de professores, especifico da Educação no Campo, pela SECAD - CAMPO - Tecnologias da Educação do Campo.
Capacitar 6 professor(es) cursista(s) em curso de formação continuada, pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica - Aperfeiçoamento - Professores Educação Infantil.
3. Práticas Pedagógicas e Avaliação
Capacitar 8 professor(es) cursista(s) em curso de formação continuada, nas áreas de currículo e avaliação, pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores da Educação Básica - Aperfeiçoamento - Currículo e Avaliação .
Atender 450 aluno(s) do ensino fundamental, em programa específico de correção de fluxo escolar, por meio de tecnologia pré-qualificada no Guia de Tecnologias Educacionais - Programa de Correção de Fluxo Escolar.
Capacitar 5 professor(es) cursista(s) que trabalham na Educação de Jovens e Adultos, pela SECAD - Programa de Formação em EJA - Formação de Mediadores de Leitura.
4. Infra-Estrutura Física e Recursos Pedagógicos
Realizar juntamente com a SME a adequação de 3 unidade(s) escolar(es) tornando-as acessíveis às pessoas com deficiência pelo SEESP - Acessibilidade.
Implantar em 3 unidade(s) escolar(es) programa de conexão à rede mundial de computadores, pelo Proinfo - Banda Larga nas Escolas e Gesac.
Disponibilizar 8 kits de materiais didáticos diversos para unidade(s) escolar(es), pelo Kit Pedagógico - SEB.
Implantar em 2 unidade(s) escolar(es) sala(s) de recursos multifuncionais, pela SEESP - Programa de Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais.
Hoje 15/08 a TV TEM, ia apresentar
no jornal de 12:00hs uma reporta
gem sobre as verbas que os munici
pios recebem para ser aplicados na Saúde. Também como a população deve cobrar e fiscalizar essas verbas.Mas infelismente a energia caiu bem antes desse horário na ci
dade toda. E só voltou horas de-
pois. Será que não foi um boicote?
Monte Cristo, investigue isso.
Postar um comentário