Serviço em posto de saúde noturno é suspenso em Nova Campina, SP
Moradores afirmam que o corte ocorreu após prefeito perder a reeleição.
Pacientes que precisam de socorro são levados para Itapeva (SP).
Comente agora

Para alguns moradores, a retirada do serviço está ligada ao fato de que o atual prefeito da cidade, Eliel Cardoso Santiago, do PTB, que tentava a reeleição, perdeu nas urnas. De acordo com a técnica em mineração, Simone da Silva, o plantão foi suspenso na sequência. “No fim de semana prolongado pelo feriado de Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro, por exemplo, o posto ficou fechado durante os três dias. As pessoas que precisavam de atendimento tinham que ser levadas para Itapeva (SP). O problema é que tinha apenas um carro da prefeitura disponível para fazer esse transporte”, comenta.
A dona de casa Valdirene Diogo Rodrigues conta que com a mudança o posto fecha às 17h. “Nos períodos da manhã e tarde tem médico, mas depois das 18h não tem mais. Quem precisa de atendimento vai até o posto para pedir carro para ir para Itapeva, mas o problema é que as pessoas são levadas na hora que eles estão disponíveis, não na hora em que a pessoa precisa”, ressalta.
Outra moradora da cidade, a dona de casa Claudia Regina Leite, afirma que com a unidade fechada durante o período noturno fica difícil procurar ajuda médica. “Para quem trabalha durante o dia e precisa fazer uma consulta, não tem atendimento”, comenta.
A cuidadora de idosos, Rose Aparecida dos Santos, ressalta que além da suspensão do atendimento noturno, a cidade está enfrentando falta de medicamentos. “Não temos encontrado remédios para os idosos. Também está faltado médico”, diz. O secretário de saúde da cidade, Luiz Fernando Tassinari, afirma que sobre a reclamação de falta de remédios para idosos a informação da moradora não procede e que os remédios estão disponíveis diretamente na farmácia da unidade básica.
Já sobre a suspensão do atendimento noturno no posto de saúde, ele afirma o serviço não deverá ser retomado. “Uma das razões é, principalmente, por causa de contrato com médicos. Alguns se retiraram do serviço”, ressalta.
Por meio de nota, a assessoria de imprensa da prefeitura informou que o município sofreu queda de arrecadação. Segundo a prefeitura, a previsão orçamentária não está sendo atingida e município deixou de arrecadar cerca de R$ 1 milhão até dezembro. “Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, a atual administração não poderá deixar qualquer dívida ao próximo exercício. Com essa queda, tornou-se inviável a manutenção do pronto atendimento. Desta feita, houve necessidade de cortes na prestação de serviços administrativos, sendo vários, inclusive na área da saúde”, explica a assessoria em nota.
O secretário de saúde complementa afirmando que se houver necessidade de socorro aos moradores durante a noite, será disponibilizado transporte. “O procedimento será o mesmo que era adotado no início da administração em 2009. Existe uma ambulância de plantão para levar esse paciente até Itapeva. Temos um convênio com a Santa Casa de Itapeva, por meio do Pró Santa Casa onde todas as entradas do SUS em Nova Campina têm portas abertas naquela unidade”, afirma.

5 comentários:
sera que o amor do coração dos 14 acabou?também naõ quer nada 1450votos e pra congelar e naõ esfriar mKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Já foram tarde, Eliel, Luis e Lais, o povo cansou de promessas vazias.
o panetone dos 14 esse ano vai estar igual a kinder ovo surpresas mil... todos os pucha sacos desempreggados,pense 12anos só no sapatinho,agora ter que pegar seu banguinho é sair de fininho.........praia esse ano nem pensar éeeeeeee´....alegrete vamos nos.........issso não é vida,12 só no max agora tem fazer caderneta no C.E,ou comprar cesta do tadeuKKKKKKKKKKK
Graças à Deus o Luiz Preguiça Revolution, vai fazer o mal serviço em outra freguesia ano que vem!
REVOLUTION É BOA, MAS O MAL NÃO FOI CORTADO E SIM TRANSFERIDO DE CIDADE, OU SEJA, O MAL TRABALHO VAI CONTINUAR!
Postar um comentário